O pós-venda em energia solar é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Um investimento em um sistema fotovoltaico acarreta assistência necessária após a instalação, afinal, trata-se de um equipamento com duração média de 25 anos.
Por isso, atender as necessidades dos consumidores é uma forma de impulsionar as vendas e elevar o posicionamento da sua marca no mercado. Isso porque o cliente satisfeito tem mais chances de adquirir novos serviços ou mesmo indicar para novos clientes.
Um pós-venda em energia solar precisa ser estratégico e organizado partindo de uma instalação eficiente e satisfatória. Assim, será possível criar um processo de pós-venda tranquilo e lucrativo. A seguir, saiba como garantir uma boa instalação e quais os benefícios que o pós-venda em energia solar pode trazer ao seu negócio.
Como para garantir uma boa instalação de energia solar
O bom pós-venda em energia solar começa justamente no atendimento e na qualidade do serviço durante a instalação, portanto, essa etapa precisa ser cuidadosamente realizada para evitar prejuízos ou problemas futuros. Observe os aspectos que influenciam uma boa instalação:
Entendendo as necessidades dos clientes
Não é possível deixar o cliente satisfeito sem atender suas necessidades, por isso, no processo de venda é importante conhecer bem as dores e desejos do seu público. Quando você o conhece bem, fica mais fácil prestar o serviço desejado e até mesmo apresentar outras soluções que podem complementar a energia solar.
Oferecendo garantia do serviço prestado
Após a instalação é possível que o cliente precise de auxílio com questões como a limpeza das placas solares, inclusão de novas unidades consumidoras ou falhas nos equipamentos. Uma forma de estabelecer a confiança e ter um pós-venda em energia solar eficiente e satisfatória é oferecer a garantia dos serviços prestados. Com isso, o consumidor fica mais tranquilo para fechar negócio.
Medindo a satisfação com o serviço
Uma ferramenta útil para avaliar a satisfação do público é realizar pesquisas a respeito do serviço e do atendimento. Isso por ser feito através de formulários impressos ou online, enviados até mesmo por redes sociais. É uma forma de descobrir como os clientes enxergam a sua marca, se atentar às críticas e buscar caminhos para melhorar o que puder.
Disponibilizando serviços de manutenção dos equipamentos
Ao fechar a instalação da energia solar, você pode propor um contrato de manutenção e manter um serviço recorrente com o cliente. Os painéis solares possuem alta durabilidade e a manutenção é baixa, porém necessária.
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Benefícios de um bom pós-venda em energia solar
Um pós-venda em energia solar contribui para manter um bom relacionamento com o cliente e consequentemente aumentar a receita da sua empresa, potencializando os resultados ao longo prazo. Veja os principais benefícios ao estruturar o pós-venda:
- Aumento das venda com marketing orgânico
Como já citamos anteriormente, clientes satisfeitos tendem a fazer uma divulgação da marca, o que pode levar a conversão de novas vendas. Isso vale não só para indicações diretas, mas também para a construção de uma reputação positiva.
Quando queremos comprar algo, é muito comum buscarmos comentários e opiniões de quem já teve alguma experiência com a marca e não é diferente com a energia solar. Nesse sentido, ter clientes que falem bem da experiência ajuda a fortalecer o seu negócio e atrair mais interessados.
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- Aumento das chances de up-sell e cross-sell
Outro fator positivo de um bom pós-venda em energia solar é a possibilidade do cliente adquirir novos serviços. Se ele tiver adquirido o sistema de energia solar para a sua residência, por exemplo, pode querer contratar novamente para outra propriedade, como uma casa de praia.
Isso também vale para a contratação de serviços de manutenção ou produtos e equipamentos complementares. Trata-se de estratégias de vendas conhecidas como up-sell e cross-sell. Aplicar essas técnicas é uma forma de ter um pós-venda em energia solar muito mais lucrativo.